Blog
Avaliação de Imóveis
11 de abril de 2017Trata-se de uma atividade regulamentada pelo CREA, IBAPE e pela ABNT. Como produto de uma avaliação é desenvolvido um Laudo Técnico de avaliação, gerado a partir de uma ampla análise realizada por engenheiro especializado neste ramo da engenharia. Esta análise engloba aspectos técnicos e mercadológicos do imóvel, como: características do imóvel, padrão construtivo, conservação e situação do mercado em determinada região.
Consiste na precisão e fundamentação técnica do valor de mercado do bem, tal definição é feita dentro de procedimentos técnicos e normativos, para determinação das análises de valor.

Quem pode fazer Avaliações de Imóveis?
A Resolução nº 218 do CONFEA fixa as atribuições profissionais do engenheiro, arquiteto e engenheiro agrônomo nas diversas modalidades e, conforme a Resolução nº 345 do CONFEA, são de atribuição privativa dos engenheiros — em suas diversas especialidades — dos arquitetos, dos engenheiros agrônomos, dos geólogos, dos geógrafos e dos meteorologistas, devidamente registrados nos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA. As atividades de vistorias, perícias, avaliações e arbitramentos relativos a bens móveis e imóveis, bem como, suas partes integrantes e pertences, como máquinas e instalações industriais, obras e serviços de utilidade pública, recursos naturais e bens e direitos que, de qualquer forma, para a sua existência ou utilização, devem ser de atribuição dessas profissões.
Qual o objetivo da Avaliação de Imóveis?
É a determinação técnica do valor de um imóvel ou de um direito sobre ele, empregada em uma variedade de situações, dentro e fora do âmbito judicial, tais como, inventários, dissolução de sociedade, operações de compra e venda, aluguel, cobrança de tributos, seguros, hipotecas, estudos de dinâmica imobiliária e outros.
Qual tipo de imóvel urbano pode ser objeto de uma avaliação?
Podem ser avaliados terrenos para habitação ou comércio, glebas urbanizáveis, casas, apartamentos, salas comerciais ou prédios industriais.
O que o Engenheiro de Avaliações deve conhecer?
Para que seja feita uma boa avaliação, o profissional deve conhecer não somente as ferramentas matemáticas envolvidas no cálculo, mas também o funcionamento do mercado onde o imóvel está situado
Qual é a melhor maneira de se Avaliar um imóvel?
Existem vários métodos para se encontrar o valor de mercado de uma propriedade. O melhor caminho é a comparação direta com dados de transações de imóveis semelhantes, efetuadas na mesma época em que se necessita encontrar o valor. Nem sempre isto é possível, principalmente quando se trata de imóveis singulares, tais como grandes prédios comerciais e industriais. Nestes casos, devem ser aplicados outros métodos.
O que é o valor de um bem?
Um dos aspectos fundamentais na Engenharia de Avaliações é o entendimento do conceito de valor. A Avalor Engenharia estuda os mecanismos de formação dos valores de um bem, relacionando os diferentes aspectos da questão. Somente com a compreensão preliminar do fenômeno, poderá o profissional estar apto para buscar sua quantificação. Existem várias definições e interpretações para valor, valor de mercado e preço
Qual a diferença entre valor e preço?
O valor é intrínseco ao bem e depende das variáveis de mercado, de ambiente e das técnicas adotadas para sua determinação. Ele pressupõe uma situação de negócio entre as duas partes envolvidas, de modo que não haja qualquer pressão externa sobre elas.
O preço depende da situação do negócio, dos interesses pessoais e comerciais das pessoas e instituições envolvidas no processo e este, sim, sofre pressões externas.
Deve ser lembrado que o valor é único, para um determinado momento e situação de mercado. A Norma diz: “O valor a ser determinado corresponde sempre àquele que, num dado instante, é único, qualquer que seja a finalidade da avaliação. Esse valor corresponde, também, ao preço que se definiria em um mercado de concorrência perfeita…”.
O valor não é característica do bem a ser avaliado, podendo variar, porém, se considerarmos um determinado momento, ele é único.
O preço, ao contrário, é múltiplo, variando em uma faixa de acordo com os agentes da negociação e, também, está sujeito a flutuações de curto prazo, tais como as decorrentes de situações econômicas, campanhas publicitárias, novos empreendimentos ou perspectiva de alterações na legislação.
Os números obtidos nas pesquisas de transações consistem, na verdade, de uma faixa de preços, cuja média ou “valor mais provável” é o que chamamos de “valor de mercado”.

Benefícios de se realizar uma avaliação de imóveis:
Sempre será mais em conta se fazer um acordo fora da esfera judicial, portanto a avaliação mercadológica de um imóvel irrefutável e executada por uma empresa que não esteja diretamente envolvida na negociação será um instrumento eficaz para resolução do conflito ou acordo seja em uma operação comercial ou em alguma incongruência familiar.
Em litígio, você sendo uma das partes, não poderá nomear um perito para sua causa pois isso quem fará será o juiz. Mas você pode contratar um Assistente Técnico Judicial que poderá avaliar o trabalho do perito e até apresentar sua própria avaliação mercadológica caso esteja em desacordo da apresentada pelo perito judicial.
Também é sempre uma segurança a mais conhecer o valor real do seu patrimônio caso vá alugar ou vender.

QUAIS OS TIPOS DE AVALIAÇÕES ??
- Laudo de avaliação de imóveis residenciais (apartamentos e casas)
- Laudo de avaliação de glebas e terrenos
- Laudo de avaliação de áreas rurais
- Laudo de avaliação de imóveis comercias (salas, conjuntos, lojas, prédios)
- Laudo de avaliação de complexos industriais
QUANDO É NECESSÁRIO CONTRATAR UM LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO ??
- Operação comercial com exigência de garantias reais
- Consórcio de imóveis com alienação fiduciária
- Compra e venda de imóveis
- Atualização do valor de mercado dos ativos de uma empresa
- Renovação de aluguéis
- Ações judiciais que envolvem discussão sobre o valor de um bem
- Processos judiciais que exijam garantias reais
- Dissoluções societárias
- Realidade do patrimônio líquido de uma empresa
- Leilão de imóveis
- Desapropriação de imóveis
- Contratação de seguro patrimonial
- Entre outros.
Relacionado
Compartilhar: